segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Engenharia Útil e Descomplicada

O melhor professor do mundo

Recentemente lançado, o livro “Um mundo, uma escola – a educação reinventada” de Salman Khan vem mostrar que é preciso repensar o modelo tradicional da sala de aula.


Salman Khan, fundador da Khan Academy.


O matemático americano Salman Khan, ou Sal, tornou-se o mais bem-sucedido professor de todos os tempos sem nenhuma base teórica na área da pedagogia nem trânsito no mundo dos especialistas em educação. Aos 36 anos, ele nunca chegou a demonstrar ambição de se converter em um grande pensador da sala de aula, mas vem se firmando como alguém com um olhar muito pragmático e ácido sobre a escola. Sal não muda o tom em seu recém-lançado The One World Schoolhouse: Education Reimagined, best-seller nos Estados Unidos, com chegada ao Brasil prevista para janeiro de 2013 com o título Um Mundo, uma Escola (Editora Intrínseca).

O mérito número um desse jovem matemático que coleciona ainda graduações em ciências da computação e engenharia elétrica e uma passagem pelo mercado financeiro é mostrar que a transformação da escola, ainda baseada no velho modelo do século XVIII, não requer nada de muito mirabolante nem tão dispendioso. Sal é, acima de tudo, um defensor do bom-senso. Ele indaga: "Se todas as pesquisas da neurociência já provaram que as pessoas perdem a concentração em longas palestras, por que a aula-padrão é expositiva e leva uma hora?".

Como Salman Khan iniciou seu projeto?

A trajetória de Salman Khan se deu no ano de 2004. Salman Khan trabalhava no mercado financeiro, em Boston, Estados Unidos, quando recebeu a visita de sua prima Nádia, de 12 anos. Ela estava com problemas para estudar Matemática, e pediu ajuda para Salman. Como morava longe (a família de Nádia vivia em New Orleans), a ajuda era feita por telefone. A melhora da priminha no ambiente escolar era visível, e logo Salman estava ajudando vários familiares (em 2006, já eram mais de 10 primos). O telefone já não dava conta para ajudar tantos parentes, quando um amigo de Salman sugeriu: "por que você não faz vídeos e coloca no Youtube?".
Desta forma e vendo a crescente procura por seus vídeos e recebendo vários elogios pelos mesmos, Em 2009 ele fundou a Khan Academy, uma organização sem fins lucrativos.  Hoje a fundação recebe investimentos da Gates Foundation (do criador da Microsoft Bill Gates – Os filhos de Bill Gates são alunos da Khan Academy) e também da Google. Hoje vários países estão ficando parceiros da Khan Academy e instituindo a filosofia de ensino nas redes de educação.

Como funciona a Khan Academy?

O primeiro estágio da aprendizagem na Khan Academy é assistir aos vídeos tutoriais. Eles são divididos em diversas matérias, como Matemática, Química, Economia e até História da Arte. Essa etapa não é feita em sala de aula, e sim fora do horário da escola, na casa do aluno. A possibilidade de escolher o ambiente e o horário de ouvir a aula é uma vantagem, pois cada um tem uma preferência.  Depois, o site oferece uma série de exercícios interativos a serem realizados em sala, com o professor. Conforme o exercício for concluído, o aluno passa para a próxima fase, como um videogame. Durante a fase de exercícios, o professor tem acesso a uma planilha que mapeia todos os erros cometidos por cada aluno, suas principais dificuldades e facilidades. No final o professor deve propor práticas para a utilização do conteúdo, para que o aluno entenda a importância daquele aprendizado.

Como a Khan Academy está perante o Brasil?

Salman Khan esteve recentemente em visita pelo Brasil para proferir uma palestra (assista a palestra no link: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=35vJhPkb8mo) e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que anunciaram a intenção de distribuir os vídeos para professores da rede pública. Salman Khan tem uma visão muito otimista do Brasil, conforme frase declarada pelo mesmo “Os problemas educacionais encontrados no Brasil são muito parecidos com os dos EUA, mas a vontade de mudar é muito maior”, avaliou.
No Brasil, a parceira e responsável pela tradução dos vídeos da Khan Academy é a fundação Lemann (http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/).

Relação entre a Khan Academy e o Ensino a distância

A ideia da Khan Academy não é nenhuma invenção mirabolante. O ensino a distância (EaD) já está presente no mundo contemporâneo. Muitas instituições de ensino superior já são adeptas deste novo "jeito de ensinar". Talvez a maior "sacada" da Khan Academy, seja a simplicidade dos videos e o acompanhamento dos alunos.

Como disse no post anterior, se você é uma pessoa dedicada e persistente, tem o perfil de um aluno na modalidade "EaD".


Fonte: Educar para crescer. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br

Abraços e até o próximo post!

Eng. Thiago Fr. Malagutti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário