Olá engenheiros, futuros engenheiros, amantes da engenharia e afins.
Nas ultimas postagens, eu prometi que falaria um pouco sobre "Elementos Finitos", pois bem aqui estou.
O método dos elementos finitos é uma forma de resolução numérica de um sistema de equações diferenciais parciais. O método encontra aplicações em diversos campos: Mecânica estrutural, Mecânica dos fluidos dentre outros.
Ou seja, sua aplicação são os cálculos para se determinar os vários fatores que influenciam uma peça ou um conjunto, submetidos há forças, pressões e etc.
Antigamente esses cálculos eram realizados a próprio punho, por engenheiros e projetistas mais experientes, mas logicamente que não tinham a precisão dada pela informatica nos dias de hoje, então por obsequio determinado equipamento era subdimensionado.
Hoje em dia os modelos matemáticos para realização dos estudos, são gerados em plataformas CAD (Solid Works, Inventor, AutoCad e etc) e transferidos a softwares específicos para aplicação das variáveis que serão utilizadas nos cálculos (Nastran, Ansys, Algor, etc). Desta forma, é possível determinar por exemplo, quanto e onde determinada força está sendo aplicada a uma determinada peça.
Para entendermos, pensemos juntamente com a figura abaixo.
A peça é uma chapa que está engastada de um lado e está sendo submetida há uma força em sua face superior de "x' kgf. Desta forma podemos verificar se o material e sua espessura especificados terão resultados satisfatórios e onde seria seu ponto de rompimento. Cada cor nos diz o grau de esforço que está sendo submetida a peça.
Porém caros amigos, fica aqui um alerta e uma dica. Não basta simplesmente saber pilotar os softwares e sair por ai achando que é o "cara nos cálculos". É necessário muita teoria e entendimento de calculo profundo para realmente saber o que você está fazendo, pois como diz a frase abaixo, extraída de um livro...
"Se o engenheiro não sabe modelar o problema sem ter computador, ele não deve faze-ló tendo o computador"
Sendo assim, uma dica de leitura básica e inicial para quem se interessar por este assunto segue abaixo:
Alves Filho, Avelino “ELEMENTOS FINITOS – A BASE DA TECNOLOGIA – CAE” –
5a ed. - Editora Erica, 2007.
E fica aqui também uma dica de carreira a se seguir, pois é um mercado promissor, que se encontra carente de bons profissionais e garanto, que quem se dedicar a isto, terá emprego vitalicio.
Espero que tenham gostado.
Abraços e até o próximo post!
Eng. Thiago Fr. Malagutti